segunda-feira, 14 de março de 2011

Fraternidade e a Vida no Planeta é o tema da Campanha da Fraternidade 2011

Colaboração: Reinaldo Oliveira
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente na Igreja do Brasil, no período da Quaresma, desde 1964. Neste ano ela traz como tema a “Fraternidade e Vida no Planeta” e o lema “A Criação Geme em Dores de Parto” (Rm 8,22), que têm como essência provocar uma reflexão sobre as conseqüências do aquecimento global, as mudanças climáticas e os resultados desastrosos causados por estes fenômenos para a vida do planeta.

O meio ambiente é motivo de grande preocupação para a sociedade em geral, e esta mobilização social se faz necessário em vista de que parte da sociedade não tem uma educação ambiental suficiente que desperte a consciência ecológica para a preservação.

Quando se desfruta erradamente dos bens naturais o resultado é desastroso. Cada vez mais a sociedade, incentivada pela mídia, tem utilizado mais matéria prima, as mais diversas formas de energia gerando poluição e enorme quantidade de lixo. Para conseguir os bens de consumo que tanto a fascina, a sociedade fecha os olhos para a maneira como eles foram feitos, mesmo sabendo ser fruto de irresponsabilidade ambiental.

Assim sendo, diante do momento que vive o meio ambiente no planeta, a Campanha da Fraternidade vem aprofundar o ideal de vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho de Jesus. Quer renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário