quinta-feira, 26 de maio de 2011

Entrevista - Ananias Filho ( Secretário Municipal da Juventude )

 Ananias Alves de Araújo Filho - Secretário Municipal da Juventude
Entrevista
Barras- Conversaremos com o secretário municipal da juventude, Sr. Ananias Alves de Araújo Filho, Pigmeu.
Saiba um pouco sobre Pigmeu. Graduado em biologia, pós-graduação em gestão de recursos naturais no CEFT-PI. Curso de extensão em elaboração de projetos socias no SESI/UFRJ-2oo4 e escola da Assembléia Legislativa do Piaui, em 2oo8.

Juarez Santos- Sr. Pigmeu, quando e com qual objetivo a secretaria da juventude foi criada ?
Pigmeu- A secretaria municipal da juventude foi criada no dia 28 de abril do ano em curso, com a lei complementar 579, de dezembro de 2O1O. Objetivos: promover ações da juventude, desenvolver a prática nacional da juventude em Barras, para o que deverá desenvolver atividades culturais, cientificas, empreendedoras e recreativas. Planejar, organizar e disciplinar as atividades dos jovens no municipio de Barras. Desenvolver politicas de combate as drogas, para o que deverá procurar interação com outras instituições para celebrar contratos e convênios.

Juarez Santos- Onde a sua secrataria está funcionando e se a mesma já dispõem de toda estrutura de funcionamento ?
Pigmeu- Ainda não tem estrutura própria em função das dificuldades de instalações fisicas do municipio, que se agravou com a venda do prédio da secretaria de Assistência Social. A nossa secertaria está funcionando na de Assistência Social.

Juarez Santos- Como o Sr. vem atuando ?
Pigmeu- Estamos montando a estrutura fisica e legal da secretaria da juventude, para atuar com a juventude. Vou encaminhar um projeto de lei ao prefeito Chico Marques para que ele adote o dia 26 de junho como o dia internacional da juventude também em Barras. Iremos tratar da politica municipal da juventude, para atender aos principos que regulamenta a politica nacional da juventude, para captar recursos. Mas, somente após a lei for aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Chico Marques.

Juarez Santos- Como o Sr. analisa as questões que envolvem a juventude, principalmente a local ?
Pigmeu- O mundo moderno impôs mudanças de comportamento radicais na juventude, e essas mudanças estão vindo a tona.Hoje, tem uma faixa etária que foi parametrizada com a faixa de 19 a 29 anos de idade. As drogas e outros problemas que envolvem essa faixa. Mas por outro lado, é uma faixa importantissima para o país.

Juarez Santos- O que fazer ? qual a saida ?
Pigmeu- A solução é complexa. Os estudos cientificos são insatisfatórios estão apenas começando e os resultados indicam que as comunidades é que têm que buscar a saida.

Juarez Santos- Na sua opinião, por onde se deve começar ?
Pigmeu- Evitando os males psicológicos, os problemas e aproveitando ao máximo o potencial criativo dos jovens dessa faixa etrária. A primeira coisa a fazer, um diagnóstico da realidade local, conhecendo os anseios, as expectativas dos jovens e suas angústias.

Juarez Santos- A que ou a quem o Sr. atribui a escolha do seu nome para a secretaria da juventude e como tudo começou ?
Pigmeu- A escolha do meu nome se deve a um acordo politico entre o prefeito Chico Marques e o meu irmão, vereador Hélcio Araújo, que aderiu recentemente ao esquema governista.O que levou o prefeito a nos procurar ? A fragilidade, a falta visivel de comando do grupo que nós éramos filiados há praticamente a vida toda.

Juarez Santos- Como foi tomar essa decisão de aderir ?
Pigmeu - Não foi fácil, devido ao longo tempo de militância na oposição. Tivemos que consultar os nossos familiares, amigos e eleitores. Aliás, eu fui o último a me decidir.

Juarez Santos- A adesão de vocês, principalmente do vereador Hélcio Araújo, tem sido bastante criticada, várias pessoas se perguntam sobre os reais motivos. O Sr. pode falar a esse respeito ?
Pigmeu- O amigo Hélcio Araújo tem um mandato e todo parlamentar precisa continuar se reelegendo, precisa do prefeito para atender a sua demanda junto ao eleitorado, a polução. Precisa de um sustentáculo para poder fazer frente. Isso não é dificil de ser entendido pelo povão.

Juarez Santos- Resumindo, não houve dinheiro na jogada, compra de liderança ?
Pigmeu- A população pode ficar tranquila que não houve dinheiro nessa adesão. O acordo, foi o de o prefeito ajudar politicamente o vereador Hélcio que por sua vez, retribuirá no que for possivel.

Juarez Santos- Apesar de hoje o Sr. fazer parte do governo, o Sr. tem a sua própria opinão. Como o Sr. está vendo Barras, adminstrativamente ?
Pigmeu- Barras está desadeministrada. O prefeito Chico Marques encontrou a prefeitura igual a uma gaveta de sapateiro, e arrumar a casa precisa de tempo, de muitas idas e vindas a Teresina e Brasilia. Mas, o prefeito Chico Marques vai conseguir deixar a sua marca na administração de Barras, que deslanchará daqui pra frente, principalmente com o fim do inverno. Grandes obras serão iniciadas em breve, na cidade e na zona rural.

Juarez Santos- Na sua opinião, se a eleição fosse hoje, Chico Marques se reelegeria ?
Pigmeu- Chico Marques é um candidato fortissimo, está fortalecendo ainda mais o seu grupo politico.
Juarez Santos- Caso Joaquim Lucas seja candidato a prefeito, diminuirá as chnaces de Chico Marques se reeleger ?

Pigmeu- Joaquim Lucas é uma ameaça para qualquer candidato, ele é um lider carismático, o povo vota nele de graça.
Juarez Santos- Hoje, Barras tem sete pré-candidatos a prefeito, isso é bom ou não ?
Pigmeu- Pode ter até cem, mas só terá dois candidatos.

Juarez Santos- Eu costumo pedir aos meus entrevistados que deixem uma mensagem.   O Sr. quer deixar a sua ?
Pigmeu- Sim. Que os barrenses possam utilizar a sua inteligência, o seu trabalho, o seu esforço, no sentido de melhorar as condições de vida da sociedade como um todo. Diminuindo as picuinhas, que são criadas a troco de nada. Está se fazendo mau uso da inteligência, a cidade era para estar mais desenvolvida.

créditos : http://juarezsantos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário